FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?

Autores

  • Antonio Pereira

Palavras-chave:

Formação de educadores Sociais. Formação Profissional Técnica. Educação Social.

Resumo

O texto analisa a formação profissional técnica em educação social a partir da literatura de educação profissional, que reforça a tese de que a dualidade estrutural do sistema educativo ainda é muito presente e que qualquer defesa por esse tipo de formação é legitimar essa ideia. A questão de partida foi: para que formação profissional técnica em educação social se a questão social tem-se aprofundado a ponto de complexificar a atividade de trabalho de todos os profissionais que aí atuam, exigindo uma qualificação ampla, profunda e crítica? A resposta demandou revisitar os pressupostos da educação profissional, da educação social, bem como levantar essa questão nos anais das edições do Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS). Os resultados, em linhas gerais, demonstraram que as mudanças do mundo do trabalho sinalizam para a centralidade da formação do trabalhador polivalente necessário às novas formas flexíveis de produção de mercadoria, sendo que tal imperativo também é posto para os trabalhadores da questão social, como os educadores sociais, como forma de terem uma atuação flexível. Quanto à formação continuada, é a da racionalidade reflexiva; a partir dos postulados freireanos, não existe uma formação inicial na área da educação social e nem consenso sobre a formação profissional técnica.

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