Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O artigo deve ser enviado para o e-mail revistaeja@gmail.com

Diretrizes para Autores

**Advertências**

 

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, em adição às suas Políticas Editoriais e Diretrizes para Autores, resolve publicar um conjunto de advertência, tendo em vista nossa experiência de gestão a frente do periódico e que esperamos, ajude os editores e autores a evitar problemas. Pedimos de antemão desculpas caso a linguagem utilizada fira alguma suscetibilidade, mas é necessário:

 

1. Os artigos devem ser submetidos, exclusivamente, através do e-mail revistaeja@gmail.com;

2. As comunicações com a editoria devem ser feitas somente através e-mail revistaeja@gmail.com. Qualquer comunicação considerada imprópria ou abusiva pelos membros da Equipe Editorial implicará na retirada do texto do processo de avaliação;

3. Nenhum sujeito ou instituição está autorizado a falar em nome da Revista ou de sua editoria, sem a prévia e colegiada autorização;

4. Nenhum texto enviado à Revista encontra-se pré-aprovado;

5. Nenhuma instituição possui cotas de publicação, reservas ou garantias quanto à publicação de textos;

6. Um mesmo autor não será publicado num interregno de 5 (cinco) números, mesmo tendo o texto aprovado;

7. Os membros da Equipe Editorial, incluindo-se aí os membros do Conselho Editorial, só podem publicar na Revista obedecendo um interregno de 2 (anos), e seus textos estão sujeitos aos mesmos critérios dispostos na Diretrizes para Autores;

8. Os autores devem evitar o uso da expressão Educação de Jovens e Adultos nos títulos de seus artigos. E devem busquem atuar criativamente na produção dos títulos, evitando assim a repetição tão frequente na área;

9. Evitamos a publicação de revisões bibliográficas gerais sobre a EJA, acreditamos que essa história já está bem contada. Outras revisões, mais restritas e temáticas serão bem-vindas;

10. A revista publica textos acadêmicos de natureza científica, não é espaço para publicação de capítulos de trabalhos de conclusão (TCC de graduação e especialização, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado) sem as devidas adaptações;

11. A comunicação com os autores só se dará no momento em que o processo de avaliação tiver início;

12. Solicitamos aos autores que, quando de sua publicação pela revista, depositem os pdfs de seus respectivos artigos em suas respectivas páginas do Academia.edu, ResearchGate, Mendeley, Zenodo e etc; cadastrem as informações da publicação em currículos disponíveis online, como Curriculo Lattes, CvLac, Plataforma DeGóis ou similares, bem como em seus currículos disponíveis em páginas e repositórios de vossas universidades. Ainda, solicitamos que coloquem nas páginas que fornecem identificação universal de autores como ORCID, ResearchID e similares, os dados do texto publicado e a identificação da revista;

13. A ordem de autoria deve seguir o critério lógico e universalizado da maior para a menor participação no texto. Orientadores, devem vir sempre como último autor, principalmente quando estes não contribuírem materialmente para a produção da obra, garantindo assim o respeito à produção autoral, aos artigos 11 e 15 da lei 9.610/98 sobre coautoria e a ética na publicação científica.

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos estabelece as seguintes normas editoriais para o recebimento de originais de dossiês, artigos, ensaios, resenhas, entrevistas:

I - Das colaborações:

  • A publicação contempla as seguintes modalidades textuais:

Dossiê: composto por Apresentação, até 15 (quinze) artigos, sendo, pelo menos um, de autor estrangeiro;

Artigo: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco laudas);

Ensaio: entre 10 (dez) e 25 (vinte laudas);

Resenha: entre 2 (duas) e 5 (cinco) laudas;

Entrevista: até 10 (dez) laudas;

  1. Os textos deverão ser apresentados em língua portuguesa e estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico;

  2. As colaborações deverão ser inéditas;

  3. A Revista privilegiará nas seções dossiê, artigo e ensaio textos submetidos por autores que estejam regularmente matriculados em Curso de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos), recém-mestres e/ou recém-doutores, pós-doutorandos e professores vinculados a programas de pós-graduação.

  4. Os autores nas condições de graduando, graduado, especializando e especialista deverão encaminhar seu artigo ou ensaio em co-autoria com o orientador ou ex-orientador ou co-autor, e este deverá possuir, pelo menos, o título de mestre, para publicação nas seções artigo e ensaio. Para as demais seções este procedimento é dispensado. Como expresso na advertência, o orientador, quando co-autor deve figurar como segundo autor, exceto quando sua colaboração for expressivamente superior à do orientando na escrita e trate-se, formalmente, de colaboração.

  5. As colaborações para análise deverão ser remetidas por meio eletrônico, enviada por correio eletrônico em “anexo”, para o endereço: revistaeja@gmail.com constando, no assunto, a seguinte informação: texto para publicação, seção (Dossiê, artigo – temática livre, ensaio, resenha ou entrevista). Os textos não devem ser submetidos pelo sistema do portal SEER.

  6. As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo se seguem, não serão submetidas para análise da Editoria e dos Pareceristas Ad Hoc.

  7. As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial e/ou Pareceristas Ad Hoc, dentro de suas especialidades.

  8. Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via e-mail, aos autores.

  9. A Equipe Editorial reserva-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.

    10. A Equipe Editorial reserva-se, também, o direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.

11. As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados há, no máximo, cinco anos.

12. O periódico preocupa-se em garantir diversidade institucional, local, regional, nacional e internacional em seus números.

 

II - Aspectos formais:

  1. Os textos deverão ser redigidos conforme normas de apresentação da American Psychological Association [APA]. Disponível em: http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf ; e https://www.uc.pt/fpce/prodco/apa; e http://www.mtroyal.ca/library/files/citation/apa.pdf.

  2. Poderão ser enviados originais em Português, Inglês, Espanhol e Francês. Os textos devem ter resumos e palavras-chaves em inglês e português obrigatoriamente. Os textos enviados diretamente em língua estrangeira deverão vir acompanhados de sua versão em português.

  3. Poderão estar formatados em .doc, .docx ou .rtf.

  4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:

A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:

 

  • Margens superior e esquerda: 4,40 cm; Margens inferior e direita: 5,20 cm;

  • Formato de papel: A4;

  • Fonte: Times New Roman;

  • Sem espaçamento entre linhas;

 

 Elementos pré-textuais:

  • Título centralizado em negrito, fonte Times New Roman, corpo 14;

  • Título em inglês, nas mesmas configurações, sem negrito

  • Espaço interlinear em branco entre o título e partes do texto;

  • Nome(s) do autor(es) centralizado(s), fonte Times New Roman, corpo 10;

  • Notas indicando, respectivamente, a natureza do texto e a síntese biográfica do autor, na seguinte ordem: atuação profissional (para estudantes, sua vinculação é a da instituição na qual faz seu curso), seguida das credenciais formativas em ordem decrescente, se achar conveniente. Sugerimos que esta informação seja limitada o mínimo possível;

  • Resumo do texto, em português e inglês, de 200 a 250 palavras e palavras-chave (máximo cinco), em português e inglês, separadas por ponto e vírgula. Abstracts oriundos de tradução mecânica, do tipo feita pelo Google Translate, implicará na rejeição do original;

  •  

Elementos textuais:

  • Alinhamento justificado;

  • Fonte 10

  • Sem espaçamento

  • Subtítulos fonte 12, em negrito;

  • Constituído em partes, a critério dos autores, mas devem expressar a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais do texto.

  • Deve-se evitar o excesso de títulos e subtítulos.

  •  Os subtítulos devem respeitar Maiúsculas e Minúsculas, sem recuo, em negrito. Solicitamos expressamente que os autores evitem o excesso de subtítulos.

  • Tabelas, gráficos, imagens e figuras deverão estar acompanhados de legenda ou cabeçalho explicativo. As imagens e figuras devem contar em referência à parte, no final do texto, após as Referências, em “Créditos das imagens”. As figuras devem ser ESTRITAMENTE NECESSÁRIAS e configurar parte da argumentação do texto. Ilustrações devem ser evitadas, bem como o excesso de gráficos e imagens. A Revista se dá o direito de não publicar um texto por excesso de imagens ou falta de argumentação sobre as mesmas;

  • Citações deverão obedecer as normas da American Psychological Association [APA]. A não observância às normas poderá implicar em reprovação sumária do texto pelos editores da revista.

  • Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página; o uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, entre outros, deverão ser limitados ao mínimo indispensável.

  • Incluir, após o texto, caso necessário, o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) ou instituição(ões) que de alguma maneira auxiliou/auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, financiando ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando “AGRADECIMENTOS” antes das Referências.

  • Os originais não deverão estar paginados.

     

Elementos pós-textuais:

  • Referências – conforme American Psychological Association [APA].

 

Obs. Nosso formato de estilo segue o formato Springer, que pode facilmente ser encontrado na internet e adaptado sem maiores complicações.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O aparecimento em Anais de evento não é contado como publicação.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos no corpo do texto; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  7. O artigo deve ser enviado para o e-mail revistaeja@gmail.com

 

Declaração de Direito Autoral

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