Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

 

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é um periódico quadrimestral editado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em rede com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Politicas na Educação de Jovens e Adultos (CCPEJA). As interfaces entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as questões contemporâneas da educação, da epistemologia, das culturas, da política, da história e da política são os interesses desta revista.

 

 POLÍTICAS DE SEÇÃO

 

Dossiê – com apresentação, Artigos e Ensaios

Artigos – Temática Livre

Ensaios

Resenhas

Entrevistas

 

Todas as seções terão submissões ativas em fluxo contínuo, serão indexados conjuntamente com a revista e serão avaliados pelos pares.

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Políticas de Seção

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os originais submetidos à Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos são encaminhados para a apreciação de dois ou três pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou pareceristas Ad Hoc. Neste processo, os originais são lidos inicialmente pela Comissão Editorial que, se considerar estarem de acordo com a linha editorial geral, os encaminhará para os pareceristas. Os originais poderão ser:

 

- Aceitos na íntegra, sem restrições;

- Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou,

- Rejeitados.

 

Os artigos rejeitados não serão aceitos para uma nova avaliação em nenhuma hipótese.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, o revisor de redação se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Caso o autor não atenda às solicitações, o texto será sumariamente retirado do processo de avaliação.

Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

 

A REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NÃO COBRA POR NENHUM SERVIÇO DENTRO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO. É UMA REVISTA DE ACESSO ABERTO E DE EDIÇÃO GRATUITA.

Periodicidade

 

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos tem periodicidade quadrimestral e é publicada no modelo ahead of print.

 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

 

Periodicidade

A Revista Brasileira de Educação de jovens e adultos tem periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos

 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se configurado contemporaneamente como campo afluente de diversos problemas educativos e sociais, o que tem provocado a ressignificação de suas práticas e colaborado para que esta temática ganhe – do ponto de vista institucional – cada vez mais atenção das instâncias governamentais e das instituições de ensino, no entanto o mesmo não ocorre quando falamos do reconhecimento deste campo pelas instâncias de pesquisa e de produção científica.

Partindo desse quadro, o grupo de pesquisa Cultura, Currículo e Politicas na Educação de Jovens e Adultos (CULT-EJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), toma a iniciativa de produzir uma revista dedicada exclusivamente ao tema, na tentativa de abarcar as diversas produções da área, o que poderá contribuir para a consolidação do campo como interesse de pesquisa, além de tornar público o esforço de muitos pesquisadores da EJA, cujos esforços de produção científica esbarram na carência de espaços de divulgação de seus textos.

Assim, a Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, tem a intenção de abarcar as produções nacionais e internacionais dedicadas à EJA, advindas de pesquisas desenvolvidas em nível de doutorado e mestrado, bem como aquelas produzidas em redes nacionais e internacionais concluídas e em desenvolvimento.

Associado a este interesse básico, a revista também se abrirá na seção de temática livre a outros trabalhos da área de educação e de áreas afins, que poderão ser publicados, resguardados os interesses dos editores da revista.

OBJETIVOS

  1. Ampliar o debate sobre a EJA na contemporaneidade;

  2. Incentivar a circulação de textos escritos sobre a temática da EJA;

  3. Estabelecer um espaço de referência para o debate da EJA;

  4. Acolher o debate academicamente qualificado de docentes e discentes de diversas instituições universitárias.

  5. Tensionar a concepção de EJA na direção da Educação de Adultos, a qual compreende todos os espaços e manifestações – formais, não formais e informais – pelas quais os adultos se formam no mundo

 

A Revista é pública e Gratuita

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é pública e gratuita, não cobrando por nenhuma parte do processo editorial.