O APLICATIVO PHOTOMATH COMO APOIO EM PROCESSOS FORMATIVOS NO ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

MARIA LIVIA ASTOLFO COUTINHO, SAMIRA SOUZA FEITOSA, GERUSA SOARES PINHEIRO

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os possíveis benefícios da utilização do aplicativo Photomath como apoio ao processo de ensino-aprendizagem em aulas de Matemática. Para tanto, a partir da experiência das autoras com o aplicativo e de revisão bibliográfica, optou-se por uma pesquisa exploratória, com a análise de um exemplo de atividade que pode ser aplicada a estudantes do 9º ano com o intuito de estimular a compreensão do uso do aplicativo, objetivando refletir sobre algumas potencialidades do Photomath que podem contribuir para o s processo s formativo s no ensino e aprendizado da matemática e que poderão ser verificadas em pesquisa futura. Neste contexto, foi necessário fazer uma breve discussão sobre a popularização dos Smartphones e a necessidade de diversificar as metodologias de ensino, incluindo práticas inovadoras, que tragam mais ludicidade as atividades pedagógicas transformando o processo de aprendizagem mais prazeroso.


Palavras-chave


Educação Matemática; Smartphone; Aplicativo Photomath

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 MARIA LIVIA ASTOLFO COUTINHO, SAMIRA SOUZA FEITOSA, GERUSA SOARES PINHEIRO


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.