A MÚSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

ITALO PERUNA RODRIGUES, RAFAEL DE SOUSA ALMEIDA, ANDREIA DOS SANTOS SOUSA

Resumo


Vivemos em uma sociedade em que a música está presente intrinsecamente no cotidiano. O namoro, lazer, esporte, cultos religiosos entre outras atividades são regidas pela música. Deve ser considerada também a importante tarefa de contribuir para externar nosso s sentimentos e emoções, assim não podemos vê-la apenas com uma função de entretenimento. Algumas pesquisas colocam que existem benefícios intelectuais para aqueles que praticam música, já que induz o prolongamento de neurônios e a ampliação de conexões entre eles. Então começamos a pensar sobre a necessidade de trabalhar mais a musicalização dentro do ambiente escolar, assim além das atividades escolares serem mais prazerosas, poderia potencializar o desenvolvimento intelectual dos alunos. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de apresentar a possível importância d o ensino de música dentro do ambiente escolar, tendo em vista que os estudantes que tocam algum instrumento, vem demonstrando aumento em seu desempenho. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar – Unidade Dendezeiros, Salvador-Bahia, considerando que nesta escola possui uma banda de música constituída por alunos. Utilizamos os métodos qualitativos e quantitativos. Em um primeiro momento houve a necessidade de nivelamento do conteúdo, assim foi feita uma revisão de literatura ; para realização da pesquisa de campo utilizou-se um questionário contendo 8 (oito) perguntas objetivas de múltipla escolha com a finalidade de reconhecer um possível desenvolvimento que os entrevistados poderiam ter adquirido após o início de aulas de música. A participação dos entrevistados obedeceu ao critério de serem alunos do CPM e estarem participando da banda de música, ou de já terem participado dela. Em posse dos questionários aplicados, foi realizada a tabulação dos dados e a construção e análise dos gráficos. Foram entrevistados 32 (trinta e dois alunos. 100% (cem) dos alunos afirmam que o ensino da música é essencial nas escolas. Quanto ao aumento de seu desempenho escolar, 94% (noventa e quatro) destes alunos relatam que apresentaram alguma melhora, apenas 6% (seis) não apresentaram melhora no desempenho. Percebemos também que a relação social dos entrevistados aumentou em 100% (cem), assim como a sua autoestima o qual 87% (oitenta e sete) do s entrevistados dizem que aumentou consideravelmente. Quando perguntados sobre o aumento de seus níveis intelectuais62% (sessenta e dois) responderam que houve uma melhora, 31% (trinta e um) responderam que ela talvez po de ter ocorrido e 7% (sete) responderam que não houve melhora. Com esses dados pode-se perceber que, pelo menos na maioria dos entrevistados, há sim uma melhora tanto intelectual ou de desempenho quanto no campo social e psicológico, de modo que visam a música como importante auxílio para o desenvolvimento do indivíduo no ambiente escolar. Ao longo dessa pesquisa nós conseguimos compreender de fato as influências e consequências que a música e sua prática proporciona para o estágio de desenvoltura das pessoas. Assim achamos que as escolas deveriam de certa forma terem o devido suporte e condição de se aperfeiçoar no ensino e prática musical com intuito de proporcionar uma melhor formação dos seus respectivos alunos em qualquer faixa de idade, visando sempre os fatores de desempenho no campo social e psicológico. Esperamos que com esse resultado favorável, as escolas tentem adquirir recursos para ter estrutura adequada para ensino e prática de música, para que seus respectivos alunos possam obter melhora em seu desenvolvimento.

Palavras-chave


Música; Escola; Desempenho

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