POR DENTRO DA CIDADE: UM TOUR PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DO ENTENDIMENTO DO LUGAR

MÔNICA CLARA XAVIER LIMA CARVALHO, ANNE ALVES SILVA, JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO

Resumo


Promover o entendimento do lugar deve ser uma das mais recentes empreitadas da educação na contemporaneidade. A escola é um lugar multifacetado, constituído pelas diversidades e diferenças dos sujeitos, nele se destacam os profissionais da escola, alunos e famílias. A educação atual tem sido cobrada a uma nova postura pedagógica na formação do sujeito. As aprendizagens dos alunos necessitam perpassar pelos saberes das coisas que lhe são mais próximas, mas muitas vezes esses saberes não são discutidos e confrontados em sala de aula, pois também fogem ao conhecimento de muitos professores. E como forma de aproximar os professores dos locais de vivências dos alunos, o movimento de conhecer a cidade, por meio de um tour pedagógico, como processo geotecnológico da inventividade humana, se faz oportuno tendo em vista o conhecimento dos bairros onde as escolas e os alunos estão situados, bem como, a história da comunidade de diferentes pontos da cidade. O Passeio Pedagógico apresenta-se como um importante instrumento de possibilidade de conhecimento do(s) o(s) lugar(es). Para tanto, a construção de um roteiro pedagógico geografizando a cidade mostra-se imprescindível à concretude desta ação.

Palavras-chave


Geotecnologia; Passeio Pedagógico; Lugar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 MÔNICA CLARA XAVIER LIMA CARVALHO, ANNE ALVES SILVA, JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.