OS MUNDOS VIRTUAIS DO MINECRAFT E O ESPAÇO DA ESCOLA

LEANDRO COELHO CORREIA, TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Resumo


Existe uma relação marcante entre a compreensão do espaço com seus desdobramentos sociais e a constituição do ser cidadão e, consequentemente, reflexões acerca do espaço e cidadania devem ser iniciadas na escola, pela sua contribuição para a formação do indivíduo como ser cidadão e como produtor de agenciamentos sócio espaciais. As geotecnologias são reconhecidas como potenciais à reflexão sobre o espaço da/na escola, através de práticas pedagógicas inovadoras entre alunos e professores. Assim, este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo avaliar o potencial geotecnológico do jogo digital Minecraft. Através de uma abordagem participante o Minecraft foi utilizado para discutir, com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, conceitos de localização, orientação espacial, lugar, território e transformação sócio espacial. A etapa de análise de dados da pesquisa se encontra em andamento, mas os resultados aqui apresentados já permitem afirmar o potencial geotecnológico do Minecraft.

Palavras-chave


Minecraft; Mundos Virtuais; Geotecnologias

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