OS "NÓS" DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO

JAQUELEIDE LIMA, BARBARA COSTA, JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO

Resumo


Este estudo visa descrever o desenvolvimento de ações pedagógicas realizadas em turmas de alfabetização do município de Dias d’Ávila, durante o ano letivo de 2018. Neste contexto, como se evidenciam olhares sobre o ato de avaliar e mudanças de ações/práticas pedagógicas a partir de reflexões realizadas ao longo de um percurso letivo que proporcionaram momentos de encontros formativos. A metodologia implica na observação de sujeitos locais interagindo em suas teias de “nós” (alunos e professores), tendo em vista o contexto histórico e repertórios de cada envolvido no processo de alfabetização de crianças em Dias D’Ávila, a partir do instrumento de avaliação aplicada via Programa Federal do MEC. Os resultados possibilitaram discussões sobre a aplicação de instrumentos avaliativos de larga escala e a necessidade de se avaliar a partir das vivências e pertinências de cada escola, espaço de localização e experiências próprias das crianças e dos profissionais envolvidos no processo.

Palavras-chave


Avaliação; Práxis pedagógica; História e memória

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 JAQUELEIDE LIMA, BARBARA COSTA, JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.