MEMÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL NOVA DO BAIRRO DA PAZ: IDENTIDADE E PERTENCIMENTO DE UMA COMUNIDADE

CESAR TANAJURA

Resumo


Esse trabalho surge a partir da inquietação e questionamento que se dá quando ocorre a percepção do desleixo, proposital ou não, com as memórias de uma escola, em comunidade periférica de Salvador e as consequências disso. Nesse sentido, surge a questão que norteia essa pesquisa: como, a partir da memória de um lugar, de uma escola e dos seus alunos, é possível criar uma relação identitária, um sentimento de pertencimento e uma percepção crítica sobre a sociedade em que estão inseridos? O trabalho intenta compreender os elementos que compõem a memória da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, conjuntamente com os alunos do segmento educacional de Jovens e Adultos e da comunidade escolar em geral, do espaço social do Bairro da Paz, integrando proposta do REDEPUB, projeto do Grupo de Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculada à Universidade do Estado da Bahia. Para isso buscamos identificar os elementos de memória, nos relatos dos membros da comunidade, através de atividades provocativas realizadas durante os anos letivos de 2016/2017, de pesquisas em arquivos e nas narrativas coletadas nesse espaço social. Registramos de forma participativa com a comunidade escolar, o processo de afirmação da cidadania a partir da percepção da relação entre memória, sujeitos e escola. Construímos instrumentos para difundir as memórias da comunidade por meio de publicação de vídeos, atividades e textos, elaborados coletiva e individualmente, de caráter político educacional em meio virtual.

Palavras-chave


EJA; Memória; Pertencimento; Identidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CESAR TANAJURA


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.