A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO BAIANO

LEANDRO OLIVEIRA DE MENEZES, SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA

Resumo


Trata-se de uma proposta de pesquisa inicial, de natureza básica, de abordagem qualitativa, ancorada nos princípios teórico-metodológico da (auto)biografia, tendo a entrevista narrativa e o questionário semiestruturado como dispositivos de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia. A problemática é: - como o ensino de História pode contribuir com a formação identitária dos estudantes do ensino médio das escolas localizadas no Território de Identidade do Recôncavo Baiano? A intenção primordial é investigar como o ensino de História, nos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix, contribui para a formação identitária dos estudantes do ensino médio que vivem no Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Além disso, intenta-se, também, discutir a importância da categoria Território para o ensino de História; conhecer quatro unidades escolares públicas que oferecem o ensino médio nos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix para analisar a relação entre o ensino de História e a construção da identidade dos sujeitos que vivem no Território do Recôncavo Baiano; caracterizar as unidades escolares, campo empírico, e os colaboradores da pesquisa empreendida no Território de Identidade do Recôncavo Baiano para analisar como o ensino de História contribui para a formação identitária dos estudantes do ensino médio que vivem no Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Os resultados da pesquisa serão divulgados em meios e eventos acadêmicos, de modo a colaborar com a ampliação sobre as questões que versam sobre a identidade dos sujeitos do território investigado.

Palavras-chave


Ensino de História; Identidade; Território de Identidade do Recôncavo Baiano

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