TECNOLOGIAS E INFÂNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 NO CONTEXTO DA CRECHE

SHEILA CARINE SANTOS, MARY VALDA SOUZA SALES

Resumo


O presente trabalho aborda a relação das tecnologias com a infância e, busca apresentar essa relação a partir das narrativas de aprendizagens de crianças no contexto da creche, o qual surgiu como inquietação oriunda de minha própria prática e experiência como docente de crianças pequenas no contexto da Sociedade da Informação. Tem como problema: como as tecnologias disponíveis no contexto escolar contribuem para a construção de saberes na creche? Para tanto, defini o seguinte objetivo geral: analisar a relação entre tecnologias e infâncias (a partir das narrativas infantis) como contribuição na construção de saberes na infância no contexto escolar da creche. Já, os objetivos específicos são: Mapear o cotidiano escolar na construção de saberes das crianças do grupo 5; Observar no cotidiano das crianças como se dá a inserção e uso das tecnologias no contexto educativo na construção dos seus saberes; Verificar, a partir das narrativas das crianças, como se dá a relação entre construção de saberes e tecnologias no cotidiano escolar. Dialogamos com Levy, Hetkowsy, Junior, Sarmento, Cruz, Coscarelli, Macedo, Flick, dentre outros e a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com o Estudo de Caso como método, no qual os dispositivos da observação participante, pesquisa documental, narrativas infantis e diário multimodal são recursos de produção dos dados. Pesquisa em andamento.

Palavras-chave


Tecnologias; Infâncias; Narrativas infantis

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 SHEILA CARINE SANTOS, MARY VALDA SOUZA SALES


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.