REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO EM AMBIENTE ESCOLAR

FABIO ADRIAN TEIXEIRA DOS SANTOS E SANTOS

Resumo


Este trabalho se propõe a desencadear reflexões sobre a relação entre o fazer docente e o racismo vivenciados no ambiente escolar. Assim, objetivou-se identificar práticas pedagógicas que auxiliem o professor no enfrentamento do racimo dentro da escola. Foi realizada, inicialmente pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar, um breve histórico de como o racismo se estruturou na sociedade brasileira e como ainda se manifesta nas diversas instituições sociais, sobretudo na escola. Em seguida, são propostas algumas ações de enfretamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão.

Palavras-chave


Racismo; Escola; Educador; Práticas Pedagógicas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 FABIO ADRIAN TEIXEIRA DOS SANTOS E SANTOS


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.