REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • FABIO ADRIAN TEIXEIRA DOS SANTOS E SANTOS

Palavras-chave:

Racismo, Escola, Educador, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho se propõe a desencadear reflexões sobre a relação entre o fazer docente e o racismo vivenciados no ambiente escolar. Assim, objetivou-se identificar práticas pedagógicas que auxiliem o professor no enfrentamento do racimo dentro da escola. Foi realizada, inicialmente pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar, um breve histórico de como o racismo se estruturou na sociedade brasileira e como ainda se manifesta nas diversas instituições sociais, sobretudo na escola. Em seguida, são propostas algumas ações de enfretamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade