PROCESSOS TECNOLÓGICOS E FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO NO/DO FUTURO.

NIVEA MARIA PORTUGAL GAESCHLIN, TARSIS DE CARVALHO SANTOS, JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO

Resumo


O texto apresenta uma perspectiva sobre processos tecnológicos na educação e contemporaneidade e sua influência na mediação pedagógica docente. Nesse sentido, objetiva-se discutir as perspectivas e possibilidade do redimensionamento e uso dos processos tecnológicos na sala de aula a partir da percepção e atuação do docente. Portanto, partimos da seguinte questão norteadora: Qual o papel do professor frente a uma educação tecno-pedagógica? Assim, relatamos uma experiência realizada na disciplina de Gestão e Tecnologia na Educação, do curso de pós-graduação do Programa de Mestrado de Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação, na Universidade do Estado da Bahia. A metodologia utilizada está ancorada na pesquisa aplicada por seu caráter interventivo, imersivo e colaborativo, representadas nos encontros formativos com grupos focais com o intuito de analisar a percepção dos docentes sobre a compreensão acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC, nas práticas pedagógicas.

Palavras-chave


Processos Tecnológicos; Formação Docente; Prática Pedagógica

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