LUDICIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR E LINGUAGEM MUSICAL: ATUAÇÃO DO PIBIB A PARTIR DE INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO TERRITÓRIO DO SISAL

JULIANA ARAÚJO, LARISSA DE OLIVEIRA LIMA, BRUNA DA SILVA MOTA

Resumo


O presente trabalho é decorrente da ação do Subprojeto “Educação Geográfica: diversas linguagens, formação docente e Geografia Escolar” (OLIVEIRA; PORTUGAL, 2018), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura do departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, realizada em uma turma do ensino médio do Centro Educacional 30 de Junho, unidade escolar da rede pública de ensino localizada no município de Serrinha-Ba, no território de Identidade do Sisal. Buscou-se neste trabalho discorrer sobre as experiências interventivas do PIBID realizada na turma da terceira série do ensino médio do turno noturno, no âmbito das ações decorrentes do I Ateliê de Educação Geográfica, o qual esteve alicerçado no uso da música como dispositivo didático-pedagógico para ensinar e aprender temas e conceitos da Geografia. Este I ateliê realizado sob coordenação das professoras Simone Santos de Oliveira e Jussara Fraga Portugal, coordenadoras de área do referido subprojeto, demonstrou que o ensino e a aprendizagem geográfica podem ser muito mais prazerosos e significativos quando ancorado no uso da linguagem musical, sendo esta capaz de tornar o ambiente de sala de aula mais atraente, uma vez que auxilia na construção de uma aprendizagem significativa a partir de procedimentos didáticos que articulam os conteúdos curriculares da Geografia com a ludicidade e a arte, bem como relacionadas às diferentes realidades em que estão inseridos os estudantes da educação básica.

Palavras-chave


Música, Ensino de Geografia, PIBID

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