FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA NO PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS-UPT

ANA LUCIA PARANHOS JESUS, ANA VITÓRIA PAIXÃO SILVA

Resumo


Um dos temas mais comentados ultimamente no campo educacional é acerca da formação continuada. Este processo que é permanente de aprendizagens e aperfeiçoamento dos saberes é uma ação que ocorre ao longo da vida profissional que tem como objetivo efetivar e promover aprendizagens significativas, criando novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a formação continuada dos professores como uma ação obrigatória nas escolas, logo, é importante e fundamental o seu trabalho nas instituições. A extensão como parte do processo formativo é uma importante ferramenta para a esfera pedagógica e desenvolvimento acadêmico dos estudantes e, nesse sentido, as possibilidades formativas oferecidas pelas instituições de ensino superior, a partir da sua tríade, pesquisa, ensino e extensão, fortalecem a extensão universitária na graduação e pós-graduação. Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de formação continuada dentro do Projeto Universidade Para Todos – UPT, ação extensionista que vem contribuindo com o fortalecimento da inclusão social, cultural e educacional.

Palavras-chave


Extensão; Formação Continuada; Universidade

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