EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O PRINCÍPIO DA ÉTICA PELA ALTERIDADE

Autores

  • ESIEL PEREIRA SANTOS
  • ADELSON SILVA DA COSTA
  • PAULO SERGIO RODRIGUES DA SILVA

Palavras-chave:

Educação Científica, Ética, Alteridade

Resumo

O presente resumo pretende discutir questões básicas a respeito construção de uma Educação Científica com baseados na relação entre a Ciência e a Educação com fundamentos em uma ética pautada na noção de alteridade trazida pelo pensador Emmanuel Lévinas (2008, 2009, 2010). Consideramos de extrema relevância promoção da relação entre a ciência e a educação na construção de uma educação científica, em vista o progresso do pensamento, das técnicas, e do desenvolvimento humano que a ciência e a educação podem promover. Contudo, há de se considerar que muitos equívocos graves foram cometidos em nome de uma postura cientificista e em nome de um suposto progresso. Por este motivo se faz importante discutir ética e o reconhecimento da diversidade e alteridade humana como fundamentos basilares para construção da dignidade da pessoa humana.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade