A CATEGORIA REGIÃO NAS OBRAS DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA:UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO (PNLD)

Autores

  • GILTON CRUZ DOS SANTOS
  • SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Região, Livros didáticos de Geografia, PNLD

Resumo

Trata-se de uma proposta de pesquisa inicial, de natureza básica, de abordagem qualitativa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia, cujo metodologia envolve análise de Obras Didáticas de Geografia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A problematização envolve o seguinte questionamento: - como a categoria região é abordada nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD do triênio 2017 a 2019, adotadas em duas escolas públicas localizadas no município de Simões Filho, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador? A intenção é investigar como a categoria região é abordada nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD de 2017 a 2019, adotados no município de Simões Filho, intentando compreender como essas obras abordam a categoria região para discutir temáticas pertinentes à educação geográfica. Os objetivos específicos são: - abordar a região como uma das principais categorias de análise espacial e conceito fundante no ensino de Geografia; – historicizar o PNLD como uma importante política pública voltada para a educação básica e para o ensino de Geografia; – analisar os livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD selecionados e utilizados por duas escolas da rede pública do município de Simões Filho, intentando elencar possíveis conteúdos abordados a partir da categoria região e quais abordagens são feitas nas obras analisadas. Os resultados da pesquisa serão divulgados em meios e eventos acadêmicos, de modo a colaborar com futuras outras publicações didáticas.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade