GERMINAÇÃO DE SEMENTES E O MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO

NAURA ANGÉLICA DA SILVA, KARINE BRANDÃO NUNES BRASIL

Resumo


A Iniciação Científica no Ensino Médio se apoia primordialmente na busca intensiva da sociedade pelo conhecimento, melhoria da qualidade de vida e domínio das tecnologias. Nessa perspectiva, cria-se no aluno a necessidade de concluir esta modalidade de Ensino desenvolvendo atitudes, habilidades e valores na resolução de situações-problema, por meio do conhecimento científico e tecnológico. Este artigo apresenta a experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, uma escola pública estadual, que tem como objetivo promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, oferecendo cursos no turno oposto ao da escola Regular, na qual, utiliza a Iniciação Científica, aprendizagem criativa – mão na massa, como um dos recursos pedagógicos na produção do conhecimento do aluno. É relatada a experiência desde sua fase inicial, na qual são apresentadas as sequências didáticas aplicadas, o projeto de pesquisa desenvolvido, a partir do problema observado pelos alunos e o levantamento de hipóteses, bem como uma atividade mão na massa com a utilização de suculentas e cactos. O resultado da pesquisa e as produções dos alunos serão apresentados na Feira de Ciências do Centro Juvenil e submetido à Feira de Ciências e M atemática da Bahia (FECIBA), juntamente com outros trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo. A partir dessas metodologias, os alunos ampliam o acesso às temáticas científicas modernas e aplicam o método científico em suas indagações, dessa forma, conclui - se que as sequências didáticas e a pesquisa realizada contribuíram para Iniciação Científica dos alunos no Ensino Médio.

Palavras-chave


Iniciação Científica; Aprendizagem Criativa; Feira de Ciências

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