A INCOMPLETUDE DOS CURSOS TÉCNICOS DO PROEJA POR FALTA DOS ESTÁGIOS EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO BAHIA

Autores

  • Maria José Lacerda Vasconcelos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA-UNEB/SECBA

Resumo

O presente trabalho é um recorte do relatório diagnóstico, intitulado A (in)conclusão de estágios nos cursos técnicos e a imperceptível exclusão de estudantes do PROEJA, entregue a Universidade do Estado da Bahia como requisito para obtenção do grau de Mestre. O objetivo desta pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa e técnica quantitativa, utilizando instrumentos da estatística para apresentar uma inferência qualitativa sobre o problema investigado na perspectiva metodológica de um estudo de caso, foi investigar as consequências da incompletude dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, por falta do estágio curricular obrigatório. A pesquisa foi realizada em dois bancos de dados, na instância estadual, no Sistema de Gestão Escolar (SGE); e na instância federal, no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e ainda na Secretaria do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), com acesso ao livro de anotações de expedição dos certificados de técnicos de nível médio com o número do registro expedido pelo SISTEC. A pesquisa revelou que apenas 21,1% dos 1815 estudantes cadastrados no SISTEC foram certificados como técnico de nível médio.

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Biografia do Autor

Maria José Lacerda Vasconcelos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA-UNEB/SECBA

Licenciada em Física/UFBA; Mestre em Gestão, Tecnologia e Educação GESTEC/UNEB; Pós graduada em Educação de Jovens e Adultos/PROEJA/IFBA ; Psicopedagoga Clinica e Institucional;Membro Grupo Pesquisa -Educação, Universidade e Região EDUREG/UNEB/Leciona fisica na EP/SECBA
Contato: zezevasconcelos@terra.com.br 71-9 81747605

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Vasconcelos, M. J. L. (2020). A INCOMPLETUDE DOS CURSOS TÉCNICOS DO PROEJA POR FALTA DOS ESTÁGIOS EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO BAHIA. Revista Educação E Ciências Sociais, 3(4), 116–129. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7910