A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL

Autores

  • Sergio Ricardo Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Resumo

RESUMO

Este trabalho levanta questões acerca do desafio de entender o contexto educacional diante do pensamento colonial, de como afeta a educação formal ou não-formal e como movimentos sociais e educadores decoloniais propõem uma educação outra, a descolonização e educação. O maior desafio foi e é compreender como educadores, jovens, crianças, adultos e idosos conseguem afirmar nas suas elaborações de vida nas interações didáticas, aspectos do seu viver cotidiano frente ao pensamento colonial. Analisa a importância da relação da cultura popular e a educação como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que estruturam o pensamento comunal. Optamos por desenvolver uma abordagem qualitativa percorrendo um olhar investigativo envolto das contribuições da Rede Ser-tão Brasil nas produções de saberes da cultura popular como afronta ao pensamento colonial.

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Biografia do Autor

Sergio Ricardo Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB; Professor da Faculdade Montessoriano e da Prefeitura Municipal de Salvador

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

da Silva, S. R. S. (2019). A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL. Revista Educação E Ciências Sociais, 2(3), 113–125. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7791