POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) A PARTIR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EAD

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Resumo

Este artigo apresenta os resultados da formalização e expansão dos cursos universitários da modalidade de Educação a Distância (EAD) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre os anos de 2006 e de 2016, exemplifica-se o Curso de Especialização em Gestão Pública como parte dessa expansão da Educação Superior na Bahia. O estudo partiu do questionamento: Quais os resultados na expansão da EAD na UNEB e no curso de Especialização em Gestão Pública da mesma? O aporte da discussão é a legislação que regulamenta a educação à distância no Brasil, a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de expansão, democratização e interiorização da Educação Superior pública.  A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória na UNEB com estudo de caso do Curso de Especialização em Gestão Pública. Verificou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avanços para a educação; contudo, eles também apresentam algumas limitações (espaço físicos, laboratórios e bibliotecas sem funcionamentos plenos). Concluiu-se que o curso de Especialização em Gestão Pública em suas 3 (três) ofertas que ocorreram nos anos de 2010, 2011 e 2014, ofereceu um total de 716 vagas e teve um percentual médio de 65% de concluintes.

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Biografia do Autor

Fabiano Viana Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e cursando Licenciatura em Língua Portuguesa. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica
do Salvador (1995), especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia (2006), em Ensino à Distância pela UNIP (2010), em Gestão de Pessoas
pela UNIJORGE (2014) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é Analista Universitário na EDUNEB e professor da UNEB EAD
como bolsista.

Aliger dos Santos Pereira, Universidade do Estado da Bahia Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1996) , mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (2007), Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (2012) e Estágio de Pós Doutoramento Universidade Católica do Salvador (2018). Participa como colaboradora em 2 Programas: o do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento ( DMMDC) e no Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Também é docente da Universidade do Estado da Bahia ( UNEB- DCH-I), Instituto Federal da Bahia (IFBA- Camaçari) . Coordenadora do curso de administração do IBES/FACSAL(Atual) .Coordenou o Curso de Turismo e Hotelaria (UNEB)(2015/2017).Coordenadora de Tutoria do curso de Especialização em Gestão Pública (UNEB/Universidade Aberta do Brasil- Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2010-2016).Tem experiência na gestão de empresas pública e privada.; e na docência em ensino Superior, tanto na modalidade presencial como a distância(EAD).

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Oliveira, F. V., & Pereira, A. dos S. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) A PARTIR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EAD. Revista Educação E Ciências Sociais, 3(4), 97–115. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7609