JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

Palavras-chave:

Jogos, brincadeiras, desenvolvimento motor.

Resumo

As aulas de Educação Física, presentes no convívio diário, proporcionaram nas crianças conhecimentos diversificados a partir do momento que foi estimulado o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social. Porém, relacionando essas experiências com os jogos e brincadeiras de maneira lúdica, o aprendizado se tornou cada vez mais fácil. Dessa forma, a criança atribuiu sentido ao seu mundo, apropriando-se de conhecimentos relacionados ao meio que estão inseridas, possibilitando na construção de sua própria identidade. O presente trabalho buscou planejar e promover atividades para auxiliar no desenvolvimento integral da criança por meio de jogos e brincadeiras. O estudo foi desenvolvido através de um relato de experiência, realizada através de aulas práticas e teóricas, registradas através de fotos e vídeos. Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados nas aulas de Educação Física como ferramentas estimuladoras e enriquecedoras, pois contribui para o professor ter mais possibilidades de trabalhar o desenvolvimento das crianças com recursos adequados garantindo resultados favoráveis aos objetivos propostos. Podemos concluir que, de acordo com os objetivos e os conceitos abordados nessa pesquisa, os jogos e brincadeiras não podem ser negligenciados pelos professores na escola, pois contribuem na formação humana, proporcionando aos alunos conhecimento de si mesmo e do que o cerca e é imprescindível que tenhamos a consciência da contribuição dessas ferramentas pedagógicas nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanalmi Ferreira Maia, Docente na Universidade Estadual da Paraíba - Brasil

Doutor em Ciências do Movimento Humano (Universidad Autônoma de Assuncion).

Álvaro Luís Pessoa de Farias, Professor na Universidade Estadual da Paraíba - Brasil

Doutor em Ciências da Motricidade Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Marcos Antonio Torquato de Oliveira, Professor na rede municipal de Educação de Campina Grande, no Instituto de Ensino Superior Múltiplo, no Centro Universitário UNINTA e na Universidade Norte do Paraná - Brasil

Mestre em Ciências da Educação (Universidad Tres Fronteiras).

Referências

BEZERRA, A. M. Lúdico: Uma Contribuição à Aprendizagem na Educação Infantil do município de Cedro-PE SERRITA – PE, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF: MEC, 2017

_____. Secretaria de Ensino Fundamental (1998ª). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física 1ª a 4ª séries. Vol. 7. Brasília: MEC/SEC.

KAUFMANN-SACCHETTO, K.; MADASCHI, V.; BARBOSA, G. H. L.; SILVA, P. L.; SILVA, R. C. T.; FILIPE, B. T. C.; SOUZA-SILVA, J. R. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 28-36, 2011.

PIAGET, J.O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 389 p.

SILVA, A. P. da. A importância dos jogos/Brincadeiras para a aprendizagem dos Esportes nas aulas de Educação Física. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialista em Esporte Escolar) – Centro de Educação à Distância, Universidade de Brasília, São Luis, MA, 54 f. 2007.

SILVA, T. A.daC.Jogos e brincadeiras na escola.São Paulo: Kids Move Fitness Progroms, 2015.

SILVA, A. P. da. A importância dos jogos: brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física.Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, T. Q. da. A educação física como elemento estruturante do processo de escolarização na educação infantil. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.

SILVEIRA L. D. Educação Física e atividade lúdica: o papel da ludicidade no desenvolvimento psicomotor. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd154/o-papel-da-ludicidade-nodesenvolvimento-psicomotor.htm>. Acesso em: 10 mar. 2018.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia atual e desenvolvimento da criança. São Paulo: Martins Fontes,2001.

Publicado

2020-05-17

Como Citar

Maia, D. F., Farias, Álvaro L. P. de, & Oliveira, M. A. T. de. (2020). JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Cenas Educacionais, 3, e8623. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8623

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)