SABERES DA TRADIÇÃO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: ENTRELAÇADOS PELA TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO

Autores

Palavras-chave:

Saberes da Tradição, Conhecimentos Científicos, Pensamento Complexo.

Resumo

O presente trabalho retrata fragmentos da Dissertação intitulada O Entufado-baiano, a Águia e o Ensino da Ciência. A pesquisa concretiza-se a partir da nossa inquietude quanto ao grande distanciamento do mundo dos saberes. Por um lado, os saberes da tradição, rotulados muitas vezes como um arquivo morto e sem identidade, por outro, os conhecimentos científicos, encontrados na supremacia da ciência institucionalizada. Movidos pelas vozes plurais, fazemos uma viagem, cujo destino é a Reserva Mata do Passarinho. E como estratégia para o desenvolvimento da pesquisa fizemos uso de narrativas, tendo como aporte a Teoria do Pensamento Complexo, proposta por Edgar Morin. Os resultados visam apresentar a importância do avizinhamento entre saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineide Souza Santos, Professora na rede Estadual de Educação do Estado da Bahia e Coordenadora na rede Municipal de Educação de Macarani - Brasil

Mestranda do Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico (GEPECC).

Renato Pereira de Figueiredo, Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/RN). Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico (GEPECC).

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. Ed. e ampl. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

GLEISER, Marcelo. A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2016.

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves / -- 1. ed.- Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18º. Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. – 11. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.

MORIN, Edgar. CIURANA, Emílio Roger. MOTTA, Raul Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. – São Paulo: Cortez. Brasília. DF – UNEB, 2003.

SERRES, Michel. Narrativas do humanismo. Tradução de Caio Meira. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

Publicado

2020-05-10

Como Citar

Santos, L. S., & Figueiredo, R. P. de. (2020). SABERES DA TRADIÇÃO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: ENTRELAÇADOS PELA TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO. Cenas Educacionais, 3, e8468. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8468

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)