Interstícios habitáveis do cotidiano: possibilidades existenciais na poética humanizante de Maya Angelou

Autores

Palavras-chave:

Eficácia estética, Maya Angelou, Processo de antropoformização, Poéticas do cotidiano

Resumo

Compreende-se o cotidiano como um conjunto de atuações que, por sua vez, são realizadas repetidamente dia após dia. Conquanto, o cotidiano não se trata tão somente deste conceito, que reduz toda sua totalidade, mas também como um espaço de i(re)novação e humanização, dado que concede possibilidades de reflexões sobre cada um dos atos produzidos ao homem pós-moderno. Portanto, através disso, novas perspectivas e modos de enxergar o mundo, de pensar e fazer as coisas tomam formas dentro do cotidiano. Partindo destes aspectos, a pesquisa se propôs a analisar as tensões produzidas em torno na representação do cotidiano e suas dimensões discursivas e existenciais. Para tanto, tomou-se como ponto de convergência a representação do cotidiano, de modo a relacioná-lo à impotência e a sensação de desânimo que em poemas dispersos de Maya Angelou (1928-2014) são potencializados em perspectivas comunicacionais e ontológicas. De tal modo, buscou-se evidenciar o cotidiano, como matéria-poética através das configurações temáticas na modernidade, que articulam os interstícios e as possibilidades existenciais, que pela eficácia estética são capazes de relacionar os reflexos da vida em sua totalidade expressiva. Aspecto pelo qual o cotidiano surge como categoria sócio-histórica e, portanto, intersubjetiva - repleta de significados humanizantes, pela dicção poética angelouana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Lima Chagas, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras, Língua inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II - Alagoinhas. Atuou na área de Educação. Foi monitor voluntário da disciplina de Inglês Intermediário I e Inglês Intermediário II e bolsista de Iniciação Científica (PICIN/UNEB) (2017-2018).

Referências

ANGELOU, Maya. The complete collected poems of Maya Angelou. Random House: New York, 1994.

______. I know why the caged bird sings. New York: Bantam Books, 1993.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010

BOSI, Alfredo. Poesia resistência. In: .O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix. 1990.

BRASILEIRO, Antonio. Da inutilidade da poesia. Rio de Janeiro: 7Letras; UEFS Editora, 2012

CANDIDO, Antônio. “Direito a literatura”. In: Outros escritos. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2012.

______ . Literatura e a vida social. In: Literatura e sociedade. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2006.

______. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2 –Morar, cozinhar. Petrópolis – RJ: Vozes, 1996.

DAMIANI, Amélia Luisa. O lugar e a produção do cotidiano. In: trabalho apresentado no Encontro Internacional: Lugar, Formação Socioespacial, Mundo, Anpege. Universidade de São Paulo, setembro de 1994. Pág. 161 a 171.

ELIOT, T. S. Tradition and the individual talent. Disponível em: <http://people.unica.it/fiorenzoiuliano/files/2017/05/tradition-and-the-individual-talent.pdf>. Acesso em 15 ago 2017.

FIORIO, AFC. Um breve entrelaçamento entre os fios de Heller, Lefebvre, Pais e Certeau na compreensão da vida cotidiana. PRÓ-DISCENTE, v. 16, n. 2, 2010.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991

PEREIRA, W. A comunicação e a cultura no cotidiano. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 32, abril de 2007.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

PAZ, Octavio. Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 2009.

VICTÓRIA, Claúdio Gomes da. Mergulhando nos rios do Cotidiano: Escola e cultura na vida dos jovens de uma comunidade ribeirinha do Amazonas. V-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

CHAGAS, F. L. Interstícios habitáveis do cotidiano: possibilidades existenciais na poética humanizante de Maya Angelou. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 2, p. 61–76, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5459. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE