Desvendando Alice: uma análise psicanalítica do país das maravilhas

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Alice no país das maravilhas, Psicanálise

Resumo

Este artigo surgiu das inquietações da autora durante a leitura da história Alice no País das Maravilhas. Lewis Carroll, ao apresentar o mundo onírico de Alice, convida o leitor a entrar no mais íntimo dela, e assim mergulhar no sonho dessa menina curiosa, valente e determinada. Com o aprofundamento das bases psicanalíticas por parte da autora, surgiu a oportunidade de analisar essa obra à luz da teoria freudiana. Freud, com sua obra A Interpretação dos Sonhos, consegue provar a existência do inconsciente. Com isso, ele prova que existe mais no sujeito do que somente a parte consciente. Tudo o que é vivido, experenciado, afeta o sujeito psiquicamente, estando ele sempre em constante construção. Acordados, os sujeitos usam o ego e o superego para realizar suas funções diárias. Ao dormir, sonha para liberar o id, aliviando as pressões e dando vazão ao inconsciente. Durante a análise da obra, Alice em suas aventuras oníricas, vê-se perdida em um mundo estranho e que se esforça para compreender. Ao longo da história ela vai se fortalecendo, posicionando-se em relação ao que quer fazer e dizer. Percebe-se uma consolidação de sua estrutura psíquica ao se deparar com os outros personagens. É no encontro com seu inconsciente que ela se torna decidida e valente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Martins Oliveira, Universidade Federal da Bahia/Centro de Estudos e Acompanhamento Psicanalítico e Psicopedagógico

Doutoranda em Língua e Cultura (UFBA); Aluna de especialização em Psicanálise Clínica (CEAPP); Mestra em Língua e Cultura (UFBA); Especialista em Língua Inglesa e Gestão Escolar (UNITAU); Licenciada em Língua Inglesa e Portuguesa (UNITAU). Atualmente trabalha com aulas particulares de Inglês.

Referências

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS. Grandes Livros da Discovery. VINK, E. (produtor); SUTHERLAND, D. (narrador), SWALES, P. (historiador). 1996. 51 min. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=vQxEk9-Sz-A&t=585s> Acesso em maio 2017.

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Tradução de Arlene Caetano 16a Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas. Tradução: Izabela Koenig. São Paulo: Edições Usborne, 2015.

CHESHIRE CAT. Wikipedia. Disponível em <https://en.wikipedia.org/wiki/Cheshire_Cat> Acesso em jun 2018.

CORSO, M.; CORSO L. D. A Psicanálise na Terra do Nunca: Ensaios sobre a Fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011.

FREUD. A. O Ego e os Mecanismos de Defesa. Rio de Janeiro: BUP, 1968.

FREUD, S. (1900) A Interpretação dos Sonhos. Vol IV. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

FREUD, S. (1900-1901) A Interpretação dos Sonhos. Vol V. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

FREUD, S. (1925-1925) Além do Princípio do Prazer. Vol XVIII. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

FREUD, S. (1915-1916) Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Vol XV. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

FREUD, S. (1886-1889) Publicações Pré-Psicanalíticas e Esboços Inéditos. Vol I. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

FREUD, S. (1901-1905) Um caso de histeria. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade e outros Trabalhos. Vol VII. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

OLIVEIRA, F. C. M. Desvendando Alice: uma análise psicanalítica do país das maravilhas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 60–75, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/5076. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE