O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Língua estrangeira, Formação de professor

Resumo

O presente ensaio discute o processo de letramento em língua estrangeira, compreendendo que as quatro habilidades devem ter espaço assegurado no ensino-aprendizagem em LE, mas foca seu olhar na leitura e no enleituramento. Para a discussão sobre leitura, apoiamo-nos principalmente em Freire (2009) e Leffa (2006); para as discussões sobre abordagens para esse enfoque, apoiamo-nos em Almeida Filho (2010), além de buscar dados relevantes nos documentos governamentais sobre o assunto, tais como PCN, BNCC e LDBEN. Nesse novo contexto teórico, trabalhar a linguagem como processo de interação exige redefinição de papéis: o professor deixa de ser visto como o agente exclusivo da informação e formação dos alunos e passa a atuar como mediador, tendo o papel de polemizar, discutir, ouvir as diversas vozes, desafiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Lapa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação; Mestre em Linguística; Especialista em Gramática e Texto; Membro de grupos de pesquisa FORMACCE-INFÂNCIA - UNEB e GELING - UFBA. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UNEB - Campus l, Salvador. Professora da Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB.

RISONETE LIMA DE ALMEIDA, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação; Mestre em Linguística; Especialista em Psicopedagogia. Membro de grupos de pesquisa FORMACCE-INFÂNCIA - UNEB e GELING - UFBA. Professora Adjunta e Coordenadora do Colegiado de Letras: Inglês e suas literaturas do Departamento de Educação da UNEB - Campus II, Alagoinhas.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 6. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2010.

BAKHTIN, Michael. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Hucitec / Petrópolis: Vozes, 1986.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. ROJO, Roxane (Orgs). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 14 de abr. 2012.

BRASIL. MEC – Educação Fundamental – Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 8ª S. Disponível em <http://www.mec.gov.br/sef/fundamental/títulosexcluidos.shtm. Acesso em 21 jan. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: out. 2017.

BRASIL, MEC/SEMTEC Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: 1998.

FIORIN. José Luiz. Formação do Profissional em Letras. Exposição oral. Aula inaugural do 1º semestre letivo de 2005 da Faculdade de Letras da UFBA. A reforma Universitária, realizada em 23 de março de 2005, UFBA-BA.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra S.A.,1996

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2009

GERALDI. João Wanderley. Portos de Passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. Trad. Dagmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KLEIMAN. Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007

LEFFA, V. J. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006, p. 10-25

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A Pedagogia da Rebeldia e o Enleituramento: a constituição do sujeito leitor. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007

VIGOTSKY, Levy. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

OLIVEIRA, R. L.; DE ALMEIDA, R. L. O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 26–39, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4299. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE