Adolescentes negras protagonismo e estratégias de reexistência ao suicídio

Autores

  • Rosilda Maria de Q. da Cruz Nunes Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa se faz necessária quando, no contexto atual, observa-se a elevação de ocorrência frente ao suicídio, segundo dados do ministério de saúde em 2017. Atentando-nos a esse complexo contexto, este estudo tem por objetivo identificar e mapear as estratégias de reexistências, trajetórias e desafios das adolescentes negras, frente ao suicídio, no colégio Polivalente em São Sebastião do Passé-Bahia. Interessa-nos, portanto, identificar as estudantes, suas trajetórias, desafios e, através delas, mapear o conjunto das forças positivas e negativas que impactaram o caminhar dessas jovens. Ou seja, quais estratégias a impulsionaram ao protagonismo na arte de viver e reexistir? O que podemos apreender por meio das suas travessias? Para responder às questões centrais, ampliaremos a pesquisa bibliográfica no campo das Ciências Sociais, Humanas e da Crítica Cultural, focalizando abordagens e teóricos voltados para as relações étnico-raciais e afins como; Frantz Fanon (1980), Franklin Ferreira (2000), Hall. S (2001), Maria A. Bento (2014), Durkheim E. (2011). Para tanto, utilizaremos a metodologia qualitativa, método narrativo com análise do discurso a partir do estudo de caso, com técnicas de grupo focal e a escuta sensível no ambiente escolar. Espera-se, assim, como resultado construir um mapa que indique os elementos encontrados na investigação sobre o movimento de ações inconsciente e consciente, e as suas relações com as circunstâncias sociais e históricas, além de fatores sociais, institucionais de apoio, e, claro, mapa de atitudes e roteiros de afirmação da potência de reexistir. Por isso, consideramos a investigação rigorosa de forças ativas e reativas implicadas nesse fenômeno psicossocial, que envolve o suicídio de adolescentes negras no Brasil e em São Sebastião do Passé, muito favorecerão o acompanhamento institucional e solidário às formas do saber/viver.
Palavras-chave: Adolescentes. Negras. Suicídio. Reexistência.

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Publicado

2019-11-22