Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista África[s] - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A submissão de artigos e resenhas para a revista África(s) só poderá ser feita por pessoas que tenham no mínimo o título de mestre. Poderão submeter artigos para publicação na revista mestres e doutores nas áreas de História, Ciências Sociais, Educação, Economia, Artes, Arqueologia, Literatura e Letras.

Todos os textos recebidos para publicação serão submetidos a uma avaliação preliminar quanto à sua adequação aos objetivos da revista, a ser realizada pelos Editores.

A Revista África(s), do Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, (Unidade Acadêmica de Educação a Distância) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ISSN 2318.1990 impresso e ISSN Digital 2446.7375, informa que recebe artigos e ensaios em fluxo contínuo.

Normas Editoriais

1 Área de conhecimento

Podem ser submetidos, sob a forma de artigos ou ensaios, trabalhos oriundos do campo dos Estudos Africanos e das Representações da África. Trata-se, portanto, de um campo de estudos que enseja abordagens tanto a partir das diversas disciplinas tradicionais, quanto a partir de visadas inter, trans e/ou pós-disciplinares. O Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras -PPEAFIN é avaliado pelo comitê de História na CAPES, contudo, a revista África(s) tem perfil voltado para a interdisciplinaridade, que se expressa em seus artigos oriundos das mais variadas áreas.

Os trabalhos devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola, levando-se em conta a ortografia oficial vigente e as regras para a indicação bibliográfica, conforme normas da ABNT em vigor. É altamente recomendável que o artigo seja submetido a uma revisão técnica (com respeito às normas de apresentação de originais da ABNT) e a uma revisão do vernáculo antes da submissão ao Conselho Editorial.

2 Formatação

1. Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.


2. Em nota de rodapé imediatamente após o nome do autor devem constar os dados completos do autor (nome completo, filiação institucional, titulação acadêmica, e e-mail para correspondência). O autor deve também declarar que o texto submetido é 100% inédito e não se encontra em processo de julgamento em nenhum outro periódico ou coletânea.



3. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.


4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

5. Os artigos terão a extensão de 15 a 30 páginas em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de cinco linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo de no máximo 10 linhas, ou 140 palavras, e 3 palavras-chave. Os resumos deverão ser acompanhados de uma tradução em inglês, ou nas línguas aceitas para publicação por esta revista.


6. As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados até cinco anos anteriores a data da submissão à revista. Para livros estrangeiros admite-se que tenham sido publicados nos últimos dez anos.


7. As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada no corpo do artigo: (AUTOR, ano, p. número).


8. As notas devem ser colocadas sempre no final do texto.


9. Normatização das notas conforme NBR 6023:


Exemplos para as referências:


Livro: LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: Novas Interpretações. 1a. ed. Recife: Editora Bagaço, 2018. 240p.

 

Capítulo ou parte de livro: MALOMALO, Bas´Ilele. A guerra, feitiço e violência na RDCongo: uma reflexão a partir do filme "Menina Rebelle, Komona" de Kim Nguyen (2012). In: Malomalo, B.; Fonseca, D. J.; Vieira, S. S. da.. (Orgs.). África múltipla: Anotações e reflexões. 1ed.Paris: Edilivre, 2019, v. 1, p. 111-228.

 

Artigo em periódico:  FONSECA, Danilo Ferreira da. O genocídio de Ruanda e administração pública: o caso do burgomestre Juvenal Kajelijeli. África(s). V. 5, p. 66-80, 2018.

 

Dissertação: SANTOS, Joceneide Cunha dos. Entre farinhadas, procissões e famílias: a vida de homens e mulheres escravos em Lagarto, Província de Sergipe (1850-1888). Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.  

 

Tese: NDIAYE, Detoubab. A consolidação e processo da democratização na Afríca Ocidental. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – UFBA, Salvador, 2009.

 

Trabalho apresentado em evento: SANTOS, Cristiane Batista da Silva; BISPO, Daniana Oliveira. Identidade negra no ensino e aprendizagem de história local e regional nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas - IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, UFRN. Natal, ENALIC, 2014, p. 10-15. Disponível em: http://enalic2014.com.br/anais/anexos/1247.pdf

 

Os originais devem ser submetidos pelo endereço: http://www.revistas.uneb.br/index.php/africas/user/register.pós um breve cadastros seguir os passos para submissao de texto por autor.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Autoria: Os textos não devem exceder a três autores, a não ser em caso de estudos multicêntricos conforme avaliação de pertinência por parte dos editores.

    A titulação mínima para os autores é o mestrado. Mestrandos podem enviar artigos em coautoria com seus orientadores.

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, enviado como arquivo suplementar.

  2. Metadados obrigatóros: No formulário de submissão, devem ser incluídos, obrigatoriamente:

    a) título do artigo, opção pela seção temática, Artigos ou Resenhas;

    b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes; 

    c) endereço institucional do autor para correspondência;

    d) telefone dos autores;

    e) email de todos os autores;

    f) titulação principal;

    g) instituição a que pertece(m);

    h) cargo que ocupa(m);

    i) grupo de pesqusa.

  3. Título, resumo e palavras-chave devem ser cadastrados no sistema e enviados no manuscrito, em portugês, inglês, espanhol e francês obrigatoriamente.

    Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivo, método, resultados e conclusão.

    Após cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave no respectivo idioma do resumo, cu jo número desejado é de, no mínimo três e,no máximo, cinco.

    Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.

  4. As  figuras, gráficos, tabelas ou fotografias (em formato TIFF ou JPG em alta resolução - 300 dpi), devem ser incluídas no corpo do manuscrito e podem ser submetidas também como arquivo suplementar.

    Quando apresntadas em separado, devem ter indicaão dos locais onde devem ser incluídas, ser tituladas e apresentar referências de sua autoria/fontes.

    Devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Naconal de estatística e publicada pelo IBGE em 1979.

  5. As Referências devem constar no manuscrito conforme as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas). O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003.

    URLs e DOIs para as referências, quando disponíveis, devem ser informados.

    Observe as recomendações de normalização da revista.

  6. As notas numeradas devem vir no rodapé da mesma página em que aparecem, assim como os agradecimentos, apêndices e informes complementares.
 

Declaração de Direito Autoral

O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.

A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.

Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).

Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.