GEOTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: VALORIZANDO A DIVERSIDADE REGIONAL NOS CURSOS DE GUITARRA ONLINE
Palavras-chave:
Cursos de guitarra, Modalidade de ensino online, Técnica na guitarra, Formação do guitarristaResumo
O presente resumo expandido deriva de uma dissertação de mestrado realizado no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas que analisou a estrutura curricular de 25 cursos de guitarra online, examinando a abordagem de temas como repertório, técnica, teoria musical, história do instrumento, performance, processos criativos, percepção musical, ritmos brasileiros e execução prática. A pesquisa revelou que o ensino de guitarra online no Brasil apresenta uma lacuna significativa ao priorizar habilidades técnicas em detrimento da diversidade musical regional, limitando a formação cultural dos estudantes. Este estudo teve como objetivo: (1) avaliar a abordagem de conteúdos como repertório, técnica e ritmos brasileiros; (2) identificar as limitações na representação da cultura musical nacional; e (3) propor a integração de geotecnologias como ferramenta pedagógica. A metodologia combinou análise qualitativa e contrastiva dos currículos, selecionados por sua relevância no cenário brasileiro. Os resultados demonstraram que todos os cursos enfatizavam o virtuosismo técnico, enquanto apenas três abordavam ritmos brasileiros e um incluía a história do instrumento. A percepção musical, elemento essencial para o desenvolvimento auditivo, estava presente em apenas quatro cursos. Esses dados revelam uma padronização curricular que desconsidera a riqueza da produção musical regional. Como solução, propõe-se a utilização de sistemas de informação geográfica e plataformas de mapeamento cultural para catalogar e disseminar repertórios regionais, seguindo o modelo de iniciativas bem-sucedidas de documentação cultural. As conclusões destacam a necessidade de reformular os currículos de guitarra online, incorporando tanto os gêneros regionais quanto tecnologias de georreferenciamento, para promover uma educação musical mais abrangente e conectada com a diversidade cultural brasileira. Essa abordagem permitiria ampliar o repertório dos estudantes enquanto fortalece seu vínculo com a identidade musical nacional, alinhando a formação online às especificidades culturais do país. Palavras-chave: Cursos de guitarra. Modalidade de ensino online. Técnica na guitarra. Formação do guitarristaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-10-14
Edição
Seção
Categoria I: Pesquisadores Acadêmicos
Licença
Copyright (c) 2026 Rodrigo Conceição de Deus, Esiel Pereira Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
